Cidades

AL tem 15 trechos de praia impróprios para banho

Boletim do IMA alerta para riscos em áreas da capital e com a floração de algas

Por Tribuna Hoje com agências 21/02/2026 10h00 - Atualizado em 21/02/2026 10h34
AL tem 15 trechos de praia impróprios para banho
Praia da Pajuçara tem trecho impróprio para banho em frente ao Restaurante Parmegiano - Foto: Divulgação

Alagoas tem 15 trechos de praia impróprios para banho. O número é do boletim de balneabilidade do litoral alagoano divulgado na quinta-feira (19) pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). 

O levantamento indica que 53 pontos monitorados estão próprios para banho.

O cenário mais favorável foi registrado no litoral sul. Das áreas avaliadas, 22 foram consideradas adequadas para recreação. Apenas um trecho, localizado próximo à foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, apresentou restrição.

Em Maceió, a situação é inversa. Entre os 20 pontos analisados na capital, 11 não atenderam aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), concentrando a maior parte das áreas impróprias do estado.

Alerta ambiental

O IMA também orienta atenção redobrada em trechos onde há registro de floração de algas, especialmente entre a região da Avenida e o bairro do Sobral. Mesmo quando a água está classificada como própria, a presença excessiva de algas pode representar risco à saúde dos banhistas.

No litoral norte, o monitoramento apontou que três pontos em Maragogi foram considerados impróprios, entre os 25 locais avaliados na região.

De acordo com os critérios do Conama, uma praia é classificada como própria quando, em pelo menos 80% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis da bactéria Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP por 100 ml de água. A condição de imprópria é aplicada quando esse limite é excedido ou quando a amostra mais recente apresenta valor superior a 2.000 NMP.

O boletim completo, com a lista atualizada dos pontos monitorados, pode ser consultado no site do IMA, na página de balneabilidade: 👉 https://www.ima.al.gov.br/balneabilidade